Endodontia

Endodontia é a especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que o afligem.
Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endoperiodontais, necessidades protéticas, o tratamento de canal está indicado visando à manutenção do dente na cavidade bucal e à saúde dos tecidos periapicais (circunvizinhos ao dente).

O tratamento de canal consiste no tratamento da raiz dentária, removendo a polpa do dente, que é uma estrutura formada por nervos e vasos sanguíneos entre outros elementos. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta esta é removida e o espaço resultante no interior do canal deve ser limpo, preparado (alargado) e devidamente preenchido por cimento obturador.

 

O tratamento de canal é indicado em duas situações:

1. Quando a polpa vital apresenta inflamações com dor espontânea (pulpite) em decorrência de exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival, trauma, etc.

2. Quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz provocando a inflamação do ligamento periodontal e do osso (abscessos e cistos).

A perda de estrutura dentária causada geralmente pela cárie profunda, associada à restauração já existente no elemento, mais o acesso realizado de forma adequada ao sistema de canais radiculares leva ao enfraquecimento da coroa dental. Dessa maneira é de vital importância que os dentes com tratamento endodôntico sejam restaurados de forma adequada.

Algumas patologias pulpares podem ocasionar escurecimento do dente antes de os canais serem tratados. Nesses casos, geralmente um clareamento, faceta ou coroa resolvem o problema. Outra causa de escurecimento pode ser o cimento usado na obturação do canal : se não for completamente removido da câmara pulpar e da porção inicial do conduto poderá escurecer a coroa do dente. E também a mesma pode escurecer por trauma (queda ou batida). Nestes casos, o clareamento interno é o mais indicado.

Tratamento de Canais Radiculares com Instrumentos Rotatórios: preparo com apenas uma lima rotatória conseguimos adequada limpeza, modelagem dos canais, boa qualidade, menor tempo e maior sucesso do tratamento endodôntico.

O ultrassom odontológico na Endodontia auxilia na Endodontia auxilia no alargamento e limpeza (desinfecção) dos canais radiculares, na procura de canais atresicos ou calcificados, cirurgia apical e nas remoções de medicações, de pinos intra radiculares e de instrumentos fraturados.