5 doenças causadas pelo cigarro

O consumo de cigarros pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, por isso não é surpresa que a saúde bucal também esteja incluída. Segundo estudos, não existe nível sadio de exposição em um produto de tabaco, mesmo de um derivado. O que vai determinar o prognóstico é por quanto tempo a pessoa foi fumante e o número de cigarros consumidos por dia. Confira abaixo cinco doenças bucais que podem ser causadas pelo cigarro:
1. Câncer bucal: O tabagismo desempenha papel significativo em muitos casos de câncer bucal diagnosticados a cada ano. Sempre que a pessoa inala, as substâncias químicas prejudiciais dos produtos com tabaco passam primeiro pela boca e pela garganta antes de atingir os pulmões. Com o tempo e a exposição continuada, essas substâncias podem causar mudanças na cavidade bucal que podem levar ao câncer bucal. Entretanto, essa é uma doença passível de prevenção. Ao evitar o tabagismo e outros comportamentos de alto risco e, consultar o dentista regularmente para consultas de rotina, a pessoa poderá se prevenir do câncer no futuro.
2. Doença periodontal (gengiva):O tabagismo interfere no sistema imunológico, tornando difícil ao corpo combater as bactérias que causam as doenças periodontais. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante do que para um não-fumante, pois o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva. Fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença periodontal do que os não fumantes.
3. Mau hálito e dentes pigmentados: Além dos riscos mais graves de câncer bucal e doença periodontal, o tabagismo também pode afetar os sentidos do paladar e do olfato e atrasar a recuperação após a extração de um dente ou qualquer outro procedimento dentário. Além disso, o alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau hálito.
4. Candidíase: Mais popularmente conhecida como “sapinho”; essa doença atinge principalmente pacientes com deficiência imunológica, corticóide terapia ou fatores locais como o uso de próteses e má higiene bucal, é caracterizada por pequenas áreas brancas. Neste caso, aconselhamos a procurar o médico para prescrição de um enxaguatório bucal antifúngico ou pastilhas (clotrimazol).
5. Xerostomia: Ou como também é conhecida como “boca seca”, é um problema ocasionado geralmente pela alteração na quantidade e qualidade da saliva, que também é uma consequência do mau hábito de fumar. Neste caso, só é possível oferecer um alívio sintomático, melhorando a higiene bucal e um controle na dieta. Em casos mais graves há a necessidade de tratamento para reativar a secreção das glândulas salivares.
Consulte sempre o seu dentista regularmente!
+ 55 (11) 2028-0418
+ 55 (11) 2028-0437
+ 55 (11) 94470-8258 – Whatsapp
perfectsmile@perfectsmile.com.br