Engana-se quem pensa que os cuidados dos atletas são apenas físicos, a saúde bucal dos mesmos também precisa estar em dia.
A Odontologia Desportiva visa melhorar o rendimento dos atletas, promovendo a saúde bucal e prevenindo possíveis lesões decorrentes de atividades esportivas.
Constatou-se que o rendimento de um atleta pode ser reduzido se ele tiver algum distúrbio na saúde bucal.
Visando a melhoria do desempenho do atleta faz-se necessário um exame odontológico minucioso, a fim de promover o tratamento de eventuais doenças ou mesmo a prevenção das mesmas e também a reabilitação oral que interfere na estética e auto-estima.
Porém, tem-se uma grande preocupação que é prevenir um risco que os atletas estão expostos, que são os traumas desportivos, visto que são a terceira maior causa dos traumas faciais. Buscamos prevenir as fraturas dos ossos da face e dos dentes bem como lesões de lábios, língua e bochechas.
Caso o trauma desportivo ocorra podemos intervir corrigindo o dano anatômico causado e o distúrbio funcional.
Em relação a prevenção na Odontologia Desportiva têm-se os protetores bucais na prática dos esportes.
As modalidades de maior risco são os de contato ou de impacto como karatê, judô, jiu-jitsu, boxe, futebol, basquete, voleibol, handball, motocross, mountain bike, patins e entre outros.
Agindo preventivamente, os protetores bucais atuam de duas maneiras: protegendo os dentes de fratura ou avulsões (arrancamentos) e prevenindo lesões nas bochechas, línguas e lábios.
Com o uso de protetores bucais reduz-se em até 80% o risco de perda dentária.
Para saber o protetor bucal mais adequado ao atleta, este deve consultar seu dentista onde será confeccionado um protetor personalizado que não atrapalhe na respiração e ingestão de líquidos sem retirá-lo da boca.