Pacientes que se submeteram ao procedimento apresentaram maior incidência de cáries, erosão dental, lesão nos tecidos moles e boca seca (falta de saliva).
Os transtornos alimentares também afetam a saúde da cavidade oral.
As causas se devem à alta ingestão de carboidratos, regurgitação de ácidos gástricos, alcalose metabólica [aumento do nível de acidez do sangue] e má nutrição.
As consequências são o aumento da erosão dental, que é considerado um processo irreversível de perda dos tecidos duros do dente(esmalte e dentina) provocada por processos químicos, usualmente ácidos que entram em contato frequente com os dentes.
O aumento da cárie dental (pela elevada ingestão de açúcares), intumescimento das glândulas salivares geradas pelos vômitos frequentes podendo causar sintomatologia dolorosa, xerostomia [boca seca] e lesões de tecidos moles.
Importante um acompanhamento especializado antes e após a cirurgia se faz necessária por vários motivos.
A Principal indicacao e a necessidade de mastigar bem os alimentos devido à capacidade gástrica reduzida e controle da acidez bucal devido a vômitos frequentes por um período.
O acompanhamento odontológico ainda não é padrão durante os períodos pré e pós-operatório. Consulte sempre o cirurgiao dentista para orientacoes e condutas clinicas especificas para cada caso.