Impressão 3D na Odontologia e Scanner Intra Oral: tudo o que você precisa saber

O uso da impressão 3d e scanner intra oral tem ajudado a revolucionar diversos tratamentos, permitindo aos profissionais desse ramo oferecer um atendimento com mais qualidade para seus pacientes.
Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos procedimentos, trazendo benefícios tanto estéticos como funcionais. Além disso, ela torna o trabalho do dentista mais fácil, porque possibilita fazer um planejamento eficaz, minimizando as chances de erros e alcançando resultados cada vez melhores.
O que é impressão 3D e Scanner?
Impressão 3D é o nome popular designado para a técnica de prototipagem rápida. Essa tecnologia tem sido largamente utilizada em diversos setores devido a sua vasta opção de soluções e aplicações. E este prototipagem pode ser obtida através de um scaneamento realizado na boca do paciente.
Trata-se de trabalhar um material para que ele adquira o formato desejado de acordo com um projeto predefinido. É dessa forma que são feitas peças automotivas, por exemplo. Existe o projeto inicial com as medidas e formatos exatos, esses dados são transmitidos para a impressora 3D e ela se encarrega de esculpir o material para que a peça seja fabricada.endo assim, é possível perceber que as impressoras 3D são muito variadas e versáteis, por isso, também é possível utilizar a impressão 3D na odontologia. Ela possibilita planejar os tratamentos e confeccionar próteses, moldes e outras peças necessárias para os procedimentos odontológicos.
Como funciona a impressão 3D?
A impressão 3D é feita por máquinas específicas que fazem a leitura de dados e, de acordo com eles, esculpem o material desejado no formato que foi definido. Ou seja, é necessário ter um projeto que traga as medidas exatas do objeto que se deseja criar para que a impressora consiga esculpir o material com total fidelidade aos dados recebidos através do scanner que foi realizado no paciente ou a moldagem. O scanner veio para substituir a sensação chata da moldagem no paciente.
Para criar esse projeto, um software específico é utilizado e a impressão acontece em camadas de acordo com os dados até que seja atingida a forma final estabelecida no projeto.
Existem tipos diferentes de impressora 3D e scanners, o nosso no caso é o Itero.
Uma característica que faz a impressão 3D ser tão interessante para os diversos setores de atuação é o fato de que as impressoras são muito precisas. Elas conseguem recriar o projeto com detalhes de alta qualidade permanecendo totalmente fiel ao projeto original.
Como a impressão 3D e o Sanner Intra Oral pode ser utilizada na odontologia?
A impressão 3D na odontologia é aplicada da mesma forma que em outros setores. Com base em um estudo prévio do caso, realizado com o suporte de exames e imagens digitais, o especialista faz o planejamento do tratamento com o auxílio de um software.
O profissional pode, inclusive, imprimir modelos para estudo, análise e teste. Assim, um paciente que necessite de reabilitação oral, por exemplo, pode experimentar o seu novo sorriso antes de dar continuidade ao tratamento, com o intuito de ter certeza de sua satisfação com o resultado final.
Diversos casos diferentes podem ser tratados com a tecnologia 3D, sendo possível obter maiores detalhes e definir com exatidão os procedimentos para alcançar os melhores resultados possíveis.
Restaurações
As restaurações são feitas em dentes que sofreram uma grande perda da sua estrutura e precisam ser recompostos por blocos ou coroas, por exemplo. Cáries, fraturas e desgaste são alguns problemas que podem ter como indicação esse procedimento.
Nesses casos, é preciso que as peças sejam confeccionadas com fidelidade ao formato natural dos dentes, para que, além de alcançar um resultado estético perfeito, a funcionalidade não seja afetada.
A impressão 3D é utilizada para a fabricação dessas pequenas próteses parciais. Primeiro é feita a análise do formato, tamanho e tonalidade dos dentes do paciente. Depois, com base nessas informações, o dentista projeta a peça, envia os dados para a impressora e ela confecciona da forma como foi estabelecido.
Próteses
Próteses fixas, unitárias, trabalhos estéticos como lentes e facetas em porcelana, também são confeccionadas pelo processo de impressão 3D e scanner intra oral. Com essa tecnologia, conseguimos alcançar maior qualidade para essas peças, pois é possível definir o máximo de detalhes para conferir naturalidade a elas.
Além de ser possível fabricar as próteses finais, também permitimos que o paciente experimente os seus novos dentes, digamos assim, por meio de mockups. A mesma impressora 3D que confecciona as próteses também faz a impressão dessas peças para prova.
Dessa forma, o paciente consegue ver o resultado para aprová-lo ou não. Além disso, se for necessário fazer alguma alteração ou adequação, esse processo se torna mais simples, porque basta trabalhar o projeto, e não a prótese em si, até que se alcance a perfeição.
Fabricação de modelos e alinhadores ortodônticos
Os tratamentos ortodônticos também evoluíram em função da utilização da impressão 3D. Com essa tecnologia na odontologia fica mais fácil planejar cada etapa do tratamento, tendo maior previsibilidade dos resultados finais.
Podemos imprimir modelos que ajudam a fazer esse planejamento e também alinhadores. Essa é uma nova geração de aparelhos ortodônticos que possibilita maior discrição e conforto na etapa de alinhamento dos dentes.
Quais são os benefícios da impressão 3D na odontologia?
Toda tecnologia soma na atuação do profissional de odontologia. A adoção de técnicas, métodos, equipamentos e materiais mais modernos permite melhorar o atendimento, alcançando benefícios que impactam tanto o trabalho do odontologista como a satisfação do paciente.
No que se refere ao uso da impressão 3D em consultórios odontológicos, listamos, a seguir, alguns dos benefícios que você pode desfrutar ao trabalhar com ela. Veja:
Otimização de processos
A aplicação da impressão 3D na odontologia pode otimizar os processos de diferentes maneiras. Uma delas é a facilidade de fazer a análise de detalhes e características da anatomia do paciente, como foi dito.
Além disso, a confecção das peças acontece de uma forma muito mais rápida, o que reduz o tempo de espera do paciente e permite que os problemas sejam solucionados com uma quantidade menor de consultas.
Produtos mais resistentes
As impressoras 3D trabalham com diferentes tipos de materiais, por isso, oferece uma variedade maior de opções para confeccionar, principalmente, próteses e implantes. Afinal, essas peças precisam ter um alto valor estético ao mesmo tempo em que apresentam uma boa resistência para suportar o processo mastigatório e outras possíveis agressões.
Com a possibilidade de escolher o melhor material em cada caso, o dentista pode optar por aquele que mais se adeque às características do seu paciente, ao mesmo tempo em que tem uma melhor resposta mecânica para cumprir com sucesso a funcionalidade esperada.
Alto grau de precisão
O processo de confecção de moldes e peças variadas é feito de forma automatizada e com base em dados digitalizados. Por isso, conseguimos um alto grau de precisão em tudo aquilo que é confeccionado por meio da impressão 3D, de modo que são fiéis às necessidades de cada paciente.
O software da impressora segue exatamente o projeto que é informado a ele, sendo assim, as chances de erros ou inadequações são praticamente inexistentes. Realizando um bom planejamento, escolhendo o material de qualidade e dominando a máquina, os resultados alcançados serão perfeitos.