Lentes de Contato e Facetas
- Qual a diferença entre as duas ?
Na faceta é necessário o desgaste do dente para corrigir alguma angulação ou deficiência de cor, e na lente o desgaste é mínimo ou as vezes nem é necessário.
- Para que serve a lente ?
A lente serve para pequenas correções, como fechamento de espaços , aumento de comprimento, largura ou arredondamento de ângulos. É tão fina que quase chega a ser transparente, por isso ganhou o nome de lente de contato .
- E a faceta, para que serve ?
Nos casos em que há comprometimento de cor, manchas, dentes gerados, conóides ou desalinhados , onde há necessidade de desgaste do esmalte.
Por exemplo, um dente que escureceu pelo tratamento de canal, é preciso desgastar o esmalte para poder dar espessura suficiente para a porcelana esconder a cor escura .
- Como fica a estética do sorriso com a faceta ou lente?
Se o objetivo é a transformação do sorriso, o resultado total só é possível se trabalhar todos os dentes que aparecem quando você sorri.
- E a durabilidade, como fica ?
Se a oclusão estiver bem balanceada e equilibrada, não existe a chance de quebrar, a não ser que sofra algum impacto forte. Maus hábitos como roer unhas, morder tampas de canetas , cortar durex com a boca, bruxismo, são fatores que podem comprometer a durabilidade destes materiais. Para pacientes com bruxos o, e recomendado uso de placa noturna.
Outros fatores como presença de placa e tártaro, doença periodontal e retração podem comprometer também a longevidade do material.
- Existe contra-indicação?
Sim! Para ser realizado às facetas, e necessário uma boa avaliação e um bom planejamento para eliminar fatores que possam contra indicar o trabalho como a má oclusão, mordida em topo, e bruxos mo.
Existem dentes onde o remanescente possui tanta restauração, que neste caso ao invés da faceta , e indicado coroas.
Vídeos de demonstração:
Protocolo Fixo sobre Implantes
O protocolo é uma protese fixa instalada, sobre os pinos dos implantes na.maxila e na mandíbula.
A principal vantagem é a de devolver função mastigatoria ao paciente. Com uma dentadura , o paciente tem em média 20% do morder de mastigação original, já com o protocolo fixo, esse percentual sobe parab85%.
Os números de implantes necessários para a realização de um protocolo fixo podem variar , sendo necessário a avaliação do cirurgião dentista juntamente com o exame tomográfico para um correto planejamento.
O protocolo fixo pode ser realizado em resina ou porcelana, porém ambos possuem uma barra metálica que confere resistência à infraestrutura.
Este trabalho e parafusado e o paciente não consegue retirar e por baixo da protese existe um alívio para que o paciente consiga realizar sua higienização adequadamente por meio de escovas interdentais fios dentais ou Water pik.
É recomendado acompanhamentos e manutenções regulares ao dentista, pois somente ele irá remover a peça , higienizar e realizar manutenção e troca dos parafusos.
Vídeo de demonstração:
Overdenture
É uma protese total ( dentadura), instalada sobre dois a quatro implantes , dando melhores condições de retenção e segurança na fixação.
É uma protese removivel que tem uma segurança e fixação melhor que a protese convencional ( dentadura) por estar fixado sobre os pinos, unidos por uma barra
Metálica onde se apóia um clipe.
A cada seis meses , é recomendado a troca do clipe ou as borrachinhas para que não se perca a fixação, avaliação e a manutenção não só da protese , como dos implantes.
A sua higienização e relativamente simples por ser removível.
Vídeo de demonstração:
Coroas Unitárias
Coroas são peças protéticas que restauram um dente com perda de grande remanescente , devolvendo a sua forma e cor natural, sendo coladas ou cimentadas ao remanescente sadio do elemento dentário . Elas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamento de canal realizado , que já não conseguiram um bom resultado com restaurações de amálgama ou resina.
Vídeo de demonstração:
Prótese Parcial Fixa
A prótese parcial fixa consiste na realização de coroas para substituir um, dois, ou mais dentes perdidos; Para cada situação existe um material recomendado, e vários tipos de próteses possíveis.
A prótese parcial fixa pode ser sobre dentes ou sobre implantes. No caso, os dentes ou implantes remanescentes são usados como pilares e os espaços edêntulos serão substituídos por poéticos suspensos.
Vídeo de demonstração:
Onlay/Inlay/ Overlay
As restaurações indiretas são muito usadas na odontologia. Elas podem ser do tipo inlay, onlay e Overlay. Seus materiais podem variar desde metal, resina, cerômero e porcelana.
Prótese Total
Mais conhecida como dentadura, e utilizada para casos em que o paciente perdeu todos os dentes da boca. E uma estrutura móvel de resina acrílica apoiada no rebordo. Nela são colocados dentes de resina com a possibilidade de escolha de formato, cor e tamanho , deixando o mais natural possível .
Prótese Parcial Removível ( Roach)