Trauma Dental
Há diversos tipos de trauma dental, este pode ser apenas uma fratura no esmalte como também a avulsão dentária, ou seja, o dente sai da boca.
Normalmente, acontecem com crianças que estão começando a andar, de 0 a 3 anos de idade e, que não tem ainda seus reflexos desenvolvidos.
Nas crianças de até 3 anos, o trauma dental ocorre devido ao osso ser mais esponjoso e maleável, com isso leva a absorção do impacto relacionada a luxação do dente decíduo (dente de leite ou dente temporário) .
Já nas crianças maiores é mais comum a fratura dentária a avulsão dentária, pois o osso tem maior dureza e mais resistência.
4 tipos de lesões dentárias mais comuns em caso de trauma dental:
1 – Fratura dental: pode ser desde a trinca do esmalte até a fratura do esmalte ou dentina, podendo inclusive expor a polpa ao meio oral;
2 – Deslocamento dental: o dente pode ter se movido, porém permanece no local;
3 – Intrusão dental: conhecida também como luxação intrusiva, o dente é deslocado para dentro do alvéolo dentário;
4 – Avulsão dental: quando o dente sai da boca.
Assim que ocorre o trauma dental, o que fazer?
1 – Verificar se houve uma fratura ou intrusão dental;
2 – Se a criança estiver com sangramento ativo, solicitar que morda um rolete de gaze;
3 – Se apresentar inchaço e/ou sangramento, aplicar gelo no local com a ajuda de um pano;
4 – Em casos de avulsão dentária, tentar localizar o dente, principalmente se já for permanente, se o dente for encontrado segure-o pela coroa e nunca pela raiz. Coloque-o dentro de um frasco com leite;
5 – Vá imediatamente para o dentista, assim maior a possibilidade de êxito;
6 – Verificar a vacinação contra o tétano;
É muito importante a avaliação de um dentista, pois a lesão pode não aparentar grave quando observada na boca da criança e somente com a avaliação de um profissional e, caso necessário, a realização de um raio-X, indicarão a gravidade do problema.
CURIOSIDADE:
Por que colocar o dente em um frasco com leite após o trauma dental?
Após o trauma dental, o dente precisa ser reimplantado após 10 minutos de ter saído da boca, para obter 100% de sucesso no reimplante.
Porém, com esta dica de colocar o dente em um frasco com leite, este tempo se estende para até 6 horas, para assim dar tempo de ir até ao dentista e realizar o atendimento com eficiência.