A conscientização da prevenção infantil para os pais

Nós sabemos que a saúde bucal é muito importante e quando adulto nós temos a conscientização para cuidarmos bem dela, mas e quanto as crianças? Como ficam esses cuidados na infância?
O hábito da higiene bucal deve ser responsabilidade dos pais que além de cuidarem, também é importante que construam um processo de aprendizagem com a própria criança, incluindo também um trabalho em conjunto com o dentista.
A preocupação deve começar antes mesmo da erupção dos primeiros dentes, ainda no período de amamentação, pois o movimento de sucção ajuda no desenvolvimento das estruturas bucais do bebê, o que fortalece o tônus facial e previne problemas de oclusão dentária.
Logo depois, os dentes de leite merecem ainda mais atenção porque eles têm funções fundamentais no crescimento infantil, como auxiliar na fala e na mastigação de alimentos.
E com isso o dentista poderá auxiliar em todo o crescimento da criança, desde quando cai o primeiro dentinho até como evitar tratamentos sérios como cáries que são muito comuns nessa época, além de sempre contribuir para que seu filho crie uma rotina para sua saúde bucal.
Mais que um hábito, a escovação e o uso de fio dental podem se tornar momentos compartilhados e divertidos em família para crianças, o diálogo sobre saúde desde a infância cria uma responsabilidade que a criança levará para a vida adulta com muito carinho.




