Pergunta e Resposta 4

Resposta:
Não. O clareamento externo não causa desgaste na estrutura dentária e não deixa os dentes com maior risco de ter cáries ou de quebrar.
No processo do clareamento, o agente oxidante penetra no interior do dente e “quebra” as moléculas grandes de pigmentos que dão a coloração mais amarelada ou mais escurecida ao dente. Quando as instruções dos fabricantes do gel clareador (peróxido de hidrogênio ou de carbamida) são seguidas, este procedimento é totalmente seguro.
Entretanto, se o gel for aplicado no dente por tempo superior ao que é recomendado, o peróxido pode causar degradação de matriz orgânica e aí sim haver prejuízos para a estrutura dental. Por isso é que sempre destacamos a importância de que o clareamento seja feito com o acompanhamento de um dentista, mesmo que seja o procedimento caseiro.
Tem muita gente que, depois de já ter feito o clareamento domestico com a supervisão do dentista e já ter a moldeira-reservatório, resolve clarear mais um pouco quando tem uma festa ou algum evento importante pra ir. E aí tenta comprar mais algumas seringas de gel e repetir o procedimento sem o acompanhamento do dentista. Afinal de contas, “pra que dentista se você já tem a moldeira!” Mas muito cuidado com isso!!! Só o seu dentista vai poder avaliar as condições de saúde bucal e se você realmente pode clarear “mais um pouquinho” . E o outro perigo de você fazer isso por conta própria é que você pode acabar se empolgando e não saber o tempo certo de parar, causando danos aos dentes e/ou gengiva.
Por isso é que o clareamento é considerado o tratamento estético mais conservador: ele não envolve nenhum tipo de desgaste dos dentes. Portanto, se você quer fazer clareamento e tem os dentes saudáveis, procure um bom dentista e fique tranquilo com relação à segurança e eficácia deste procedimento.





