Por que o dente escurece?
Porque os dentes escurecem?
Há várias causas de escurecimento dental:
- Traumas: Dentes que sofreram traumas diretos como quedas, batida, etc.. podem gerar hemorragia interna (sangramento) levando o dente a necrose pulpar. O sangue com o passar do tempo vai se decompor e provocar a variação de cor no dente (acastanhado).
- Tratamento de canal: Durante o procedimento endodôntico uma falha simples dá início ao problema: é a eliminação incompleta dos tecidos inflamados e necrosados, e principalmente, das camadas internas do dente em contato com essas estruturas .Por serem porosas , elas armazenam restos de sangue e materiais químicos utilizados durante o tratamento de canal que se não forem removidos, oxidam e deixam os dentes escurecidos e acinzentados.
- Restaurações extensas: se metálicas pigmentam o dente e também podem levar pela proximidade do canal e infiltração de bactérias a mortificação pulpar causando escurecimento dental.
- Medicamentos: Alguns antibióticos, como tetraciclina, usados durante o período de formação de dentes permanentes .
- Fluorose: É uma alteração estrutural do esmalte pelo excesso de flúor. As alterações de cor incluem o escurecimento parcial ou total dos dentes e eventual formação de linhas horizontais esbranquiçadas.
- Fumo: Interfere diretamente na cor dos dentes e suas restaurações.
- Maquiagem: Tons fortes podem pigmentar os dentes e restaurações dos mesmos.
- Alimentos e bebidas: Também escurecem os dentes , como refrigerantes artificiais, café chá, vinho ,açaí, chocolate, beterraba entre outros.
- Idade do paciente: os dentes tendem a escurecer com o passar do tempo.
- Acúmulo de placa bacteriana.
É necessária uma avaliação clínica e radiográfica para identificar a origem do escurecimento dental e estabelecer o tratamento mais adequado para cada caso.