Colesterol em crianças

Embora seja mais comum na vida adulta. O aumento dos níveis de colesterol e triglicérides já está sendo mais frequente em crianças. E nesta fase já pode começar a ter lentamente acúmulo de placas de gordura nas artérias nos vasos sanguíneos. Por isso, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, menos risco no futuro de infarto e AVC. A preocupação aumenta
quando há casos de hipercolesterolemia familiar.
O tratamento inicial se baseia em mudanças de estilo de vida, com grande aumento na prática de atividade física e adequação rigorosa da dieta pobre em gorduras e rica em fibras. Essas medidas precisam de uma grande ajuda de pais, avós e tios que precisam geralmente mudar seu hábitos também tanto na prática de exercícios quanto no preparo em casa das refeições principais e na atenção na escolha dos lanches. Por exemplo, uma criança não pode decidir comer mais legumes se os pais não compram legumes e verduras.
Para diminuir os níveis de colesterol no sangue é preciso estimular o consumo de frutas, fibras, verduras, legumes e peixes marinhos. Reduzir o consumo de frituras, óleo, açúcar, gordura e dar preferência sempre para os integrais.
Com mudanças lentas, reduzindo alimentos que aumentam o colesterol e substituindo por alimentos mais saudáveis deve-se EXPLICAR pra criança O QUE ACONTECE EM SEU ORGANISMO PARA QUE SE SINTA ENVOLVIDA DE INCENTIVO, CARINHO E PARA QUE ACEITE LENTAMENTE AS MUDANÇAS.
Se os valores continuarem alterados mesmo com a mudança de estilo de vida e alimentar o médico vai decidir pela possível introdução de medicação.




