Passos simples para emagrecer com saúde esse ano!

Se uma das suas metas para o novo ano é emagrecer, se alimentar melhor e melhorar sua qualidade de vida, mas chegou o fim do ano e você se deu conta que não colocou em prática vou te ajudar a começar sua reeducação alimentar já!
Dietas para emagrecer rápido, chá para emagrecer e perder barriga, tentativas frustradas e metas distantes nos levam a sensação de fracasso, “não consigo emagrecer”.
Antes de tudo se pergunte o real motivo da sua meta e o principal e não pare na primeira resposta.
Sabendo o motivo da mudança das suas atitudes, vamos falar sobre elas. Entenda que mudar hábito por menor que seja requer esforço, ele é feito de forma inconsciente ou automática. Por isso, as mudanças devem ser pequenas, porém assertivas para que você veja o resultado e se motive para dar os próximos passos.
Percebe porque simplesmente CORTAR o carboidrato, por exemplo, pode ser muito difícil e pouco assertivo se esse não for o real motivo que impede sua perda de peso? Isso só causará sofrimento e pouco resultado, sensação de frustração seguida de desistência (viu onde esta o círculo vicioso?)
De modo geral podemos arrumar a base da nossa alimentação, com passos pequenos, assertivos e sem sofrimento.
Passo 1 e 2 são conhecidos. Coloque em prática!
• Aumente a quantidade de água ingerida
Não gosta de água? Experimente saborizar com hortelã, gegibre, limão, rodelas de laranja.
• Faça atividade física
Vale estacionar o carro mais distante, subir um lance de escada e depois pegar o elevador, subir de escada ao invés da escada rolante, caminhar, correr, dançar.
Se já pratica atividade física esta na hora de mandar um novo estimulo ao seu corpo, mude seu treino, faça uma nova atividade, é hora de fazer algo a mais!
• Diminua o consumo de alimentos industrializados
Talvez o passo mais difícil, mas com maior resultado.
Comece por substituir os ultraprocessados: salame, presunto, peito de peru, mortadela, copa e alimentos prontos, lasanha e pratos congelados, sopa, suco em pó, macarrão instantâneo.
Em seguida faça trocas por alimentos mais naturais
– Requeijão por queijo minas ou fresco
– Suco de caixinha por suco natural ou polpa congelada
– Bolachas e biscoitos por castanhas, frutas frescas ou chips, coco fresco
– Pão industrializado por pão de padaria e até artesanal
• Leia rótulos
Se você nunca parou para fazer esse exercício comece aos poucos.
Não entende o que esta escrito no rotulo? Siga uma única regra: Quanto menor a lista de ingredientes melhor é o produto.
• Tome chás
Os chás são recomendados por serem excelentes antiinflamatórios e antioxidantes. O excesso de peso leva a inflamação generalizada no seu corpo, por isso os alimentos antiinflamatórios são tão recomendados. Invista nos de cores vermelhas.
Se você não é fã de chá a melhor dica que posso te dar é: Suchá
Já ouviu falar? Complemente seu suco natural com um chá e alie os benefícios.
Aqui tem 3 receitinhas: https://goo.gl/VUHpE9
• Cuide do seu sono
Dormir mal ou dormir pouco afeta diretamente na regulação de hormônios, principalmente os da fome e saciedade.
• Reduza o açúcar
Reduzir é diferente de cortar totalmente o doce. Falo de atitudes práticas para o dia a dia. Se você adoça o café com 2 colheres de açúcar experimente colocar 1 e meia.
• Cuidado com o sal!
O sal de adição ou sal de mesa, aquele que usamos para colocar na comida pode e deve ser reduzido, mas também segue a mesma indicação do açúcar. Reduza aos poucos. Utilize temperos naturais como, alecrim, salsa, orégano, pimenta do reino, tomilho, salvia, manjericão para complementar e não sentir falta do sabor.
Por fim, procure ajuda profissional um Nutricionista vai te ajudar a ver qual hábito implica em não chegar ao seu objetivo.
Lembre-se que não há inicio, meio e fim. Sua qualidade de vida não é como o ano e sim cíclico dado o passo de inicio basta entender suas fases continuar mudando pouco a pouco cada dia.
Conte comigo na sua nova meta de 2019!
Raquel Niimoto
Nutricionista