Crianças que não come – Atitudes Práticas

No último post, falei um pouco sobre até que ponto o não comer é excesso de preocupação. Quando bem acompanhada a criança não tem e nem deve ter déficit de crescimento ou peso.
Mas, sabemos que há de fato crianças resistentes a comer. Vamos começar com dicas práticas para aplicar agora.
– Crie um ambiente agradável
Lembre-se que comer deve dar prazer, quando o ambiente está ruim, estressante, triste, tudo isso dificulta as coisas. O momento da refeição deve ser calmo, tranquilo e NATURAL.
– Não obrigue a criança a comer
Esta é uma guerra que você não vai ganhar. A criança tem mais energia que você e também não tem suas preocupações. Se a coisa saiu do controle, há berros, gritos, estresse. Tire a criança da mesa e converse com ela depois que ambos estiverem mais calmos.
Ponto importante: NÃO ofereça outro alimento em troca daquela refeição, nem leite! Explique que a próxima refeição é só daqui a X horas enquanto isso ela não pode beliscar nenhum outro tipo de alimento.
A capacidade gástrica da criança é pequena, qualquer substituto por mais saudável que seja é capaz de tirar a fome da próxima refeição.
– Sente a criança a mesa
Se seu filho é acostumado a comer o que quer, no sofá, vendo TV, então vamos com calma. Eu prefiro que o primeiro passo seja sentado-lo à mesa, com a TV ligada e comendo o que quer.
Porque? Assim ele tem contato com outros alimentos, sente-se também e converse com o pequeno.
O próximo passo é o que for mais confortável para ambos, desligar a TV ou provar novos alimentos (provar não é comer tudo, um pouquinho já vale!)
– Seja o exemplo!!
De nada adianta tirar a criança do sofá, fazer um pratão lindo de salada, mas que você odeia. Vamos ser práticos? Se pra você também é um desafio comece provando alimentos que seja mais confortável para você. Abra o jogo com a criança, explique você também não gosta muito mas hoje está com vontade de experimentar.
– Premie
Parabenize a criança por cada atitude positiva. Hoje não teve birra? De um abraço e os parabenize. Topou desligar a TV? Mostre como você ficou feliz.
Vale premiar a criança, porém a troca não é com outra comida, esqueça o: “Se comer tudo ganha sobremesa”. A troca é sempre com outra coisa, um adesivo, carimbo, brinquedo, parque.
Se o seu caso em casa é mais complicado, traga o pequeno pra cá, vou amar orientá-los!
Raquel Niimoto
Nutricionista
CRN3.40917




